Presidência

Presidente do Sindicato

JOSÉ MÁRIO BARBOSA DA COSTA

PRESIDENTE DO SINDICATO DOS TRABALHADORES, TRABALHADORAS RURAIS, AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DE GRAVATÁ.

José Mário Barbosa da Costa, nasceu no sitio Telha Branca, município de Gravatá, filho dos Agricultores Deó Barbosa da Costa e Severina Nunes de Souza. Sempre morou com seus pais, vivenciando os afazeres da lida na agricultura, contribuindo bastante para o desenvolvimento da sua comunidade, como vem fazendo até hoje.

No ano de 1998, fundou da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Telha Branca, sendo eleito o primeiro presidente da referida Associação até 2002. Foi como presidente da associação, que logo reconheceu a importância de se filiar ao STR. No mesmo ano se tornou sócio e começou a fazer uma forte divulgação do Sindicato em sua comunidade.

Em 2005 foi convidado a participar da direção do STR, onde exerceu por 18 dias um cargo no Conselho Fiscal, sendo convocado em seguida para assumir uma diretoria, na função de Diretor de Política Agrícola e Agrária, permanecendo por 4 anos na função. Em 2009 se candidatou a Presidente e foi eleito para um quadriênio, em 2013 foi mais uma vez à disputa e se reelegeu; agora, eleito pela terceira vez para mais um quadriênio, 2017 a 2021.

Popularmente conhecido como Zé Mário do Sindicato, com formação em Técnico Agrícola, sempre vem ajudando os Agricultores do município de Gravatá, na luta por seus direitos.